top of page

Cronograma Capilar: o que é, sua importância e dicas para fazer o seu



Se você é daquelas que cuida do cabelo “quando dá na cabeça” ou quando sobra dinheiro na conta para comprar produtinhos de cabelo ou ir até o salão, precisa conhecer a importância do cronograma capilar.

Ter um calendário organizado de cuidados capilares pode fazer toda a diferença aos seus fios, contribuindo para um cabelo sempre lindo, sedoso, brilhante e saudável.

Neste conteúdo você poderá saber mais sobre o cronograma capilar e o porquê você deveria elaborar um, além de dicas de como fazer um cronograma capilar.

O que é cronograma capilar?


O cronograma capilar é um planejamento de cuidados para o cabelo que intercala três principais tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução.

Cada uma dessas etapas tem um papel vital na saúde do cabelo. Veja só:

- Hidratação: repõe a água e os nutrientes essenciais que os fios perdem diariamente, resultando em cabelos mais macios e brilhantes

- Nutrição: responsável por repor os lipídios, diminuindo o frizz e deixando os fios mais alinhados e sem pontas duplas

- Reconstrução: etapa destinada a cabelos extremamente danificados, que devolve a queratina perdida, fortalecendo a estrutura capilar.

O cronograma capilar é recomendável para todos os tipos de cabelo, do mais liso ao mega cacheado.


Além disso, ele é ideal para todo tipo de dano ou problema, como: transição capilar, queda capilar, pontas duplas, corte químico, cabelo ressecado, cabelo com dificuldade para crescer e muitos outros.




Entendendo a importância do cronograma capilar


Seguir um calendário de cronograma capilar pode resultar em cabelos mais saudáveis, macios e brilhantes, além de ajudar a evitar problemas como quebra e queda excessiva.

Ao fornecer os cuidados adequados, essa ferramenta contribui para a manutenção da beleza e vitalidade dos cabelos a longo prazo.

Mas é importante que o cronograma seja personalizado, pois cada cabelo possui suas necessidades específicas, que podem variar com o tempo e diferentes condições, como alterações hormonais, climáticas e exposição a químicos.

Por exemplo, um cronograma capilar para cabelos cacheados não é igual para todas as pessoas com cachos, pois há uma variedade de tipos de cachos e demandas.

Uma cacheada pode estar precisando de um calendário para crescimento de cabelo, enquanto outra pode ter certa dificuldade com volume e ressecamento, por exemplo.


Como fazer um cronograma capilar: dicas


Primeiramente você deve entender as necessidades do seu cabelo e quais são os seus objetivos. É a personalização e precisão do tratamento que levará a resultados satisfatórios.

Cabelos ressecados precisam de mais hidratação, enquanto cabelos opacos e sem vida precisam de nutrição.

Já os cabelos quebradiços e com elasticidade comprometida necessitam de reconstrução.

Além disso, é preciso organizar o cronograma.

Geralmente, ele é dividido em um ciclo de 4 semanas, com os tratamentos alternados ao longo desse período. Mas lembre-se, a importância do cronograma capilar está na regularidade e adaptação às necessidades do seu cabelo.

Também é preciso usar os produtos certos. Para cada etapa do cronograma, existem produtos específicos que vão maximizar os resultados.

Outra dica é se consultar com um especialista, para elaborar um cronograma capilar que atenda às suas necessidades a partir de uma análise capilar.

Por fim, seja consistente, cumpra o cronograma religiosamente. A consistência é a chave para ver os resultados desejados.

Conheça a Amanda Duarte: expert em cronograma capilar


Como vimos até aqui, a importância do cronograma capilar está na sua capacidade de proporcionar saúde e beleza aos cabelos de forma regular e consistente.

Na Amanda Duarte Sempre Linda, oferecemos a experiência e o conhecimento necessários para criar um cronograma capilar personalizado para você.

Portanto, não importa se o seu cabelo está danificado, seco, oleoso ou simplesmente precisa de um pouco de amor e atenção, podemos te ajudar nessa jornada capilar.



29 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page